Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos

Luana Caires
31.03.2011

Quem já se aventurou pelos afazeres domésticos sabe que limpar o banheiro não é das tarefas mais agradáveis, afinal ninguém gosta de recolher fios de cabelo do ralo, ficar esfregando os azulejos, a pia e meter a mão no vaso sanitário. Verdade seja dita, esse é um dos cômodos da casa que mais merece nossa atenção na hora da limpeza, mas se engana quem acha que para se livrar dos germes é preciso um arsenal de produtos químicos. É possível substituir os artigos industrializados por itens que podem ser encontrados em qualquer despensa.

O Ecocidades reuniu algumas dicas para quem quer manter o banheiro limpo sem agredir o meio ambiente.

Vaso Sanitário

Quem disse que é preciso alvejante para deixar sua privada branquinha e sem manchas? Basta adicionar meia xícara de vinagre a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique essa mistura no vaso sanitário, deixe agir por 30 minutos e depois é só esfregar bem. O ideal é fazer esse tipo de limpeza uma vez por semana. Você também pode aplicar um desinfetante caseiro, se quiser. A receita é fácil. São necessários quatro litros de água, um litro de álcool, um sabão caseiro e folhas de eucalipto. Deixe as folhas de molho no álcool por dois dias. Rale o sabão e o dissolva em um litro de água fervente. Em seguida, adicione o restante da água e a essência de eucalipto e voilà!

Azulejos

Para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do banheiro, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície apenas com água. A acidez do vinagre quebra moléculas de gordura e também mata bactérias e mofo. Ele também pode ser utilizado para remover manchas da parede, limpar cortinas ou o box e utensílios de vidro. Em uma experiência realizada para testar o poder de limpeza do vinagre, ele foi capaz de matar 99% de bactérias de superfície, 80% germes e 82% de mofo encontrados em um balcão.

Ralos

Fios de cabelo são uma das causas mais comuns do entupimento de ralos no banheiro. Para desobstruir a passagem da água, primeiro retire todos os detritos visíveis. Então, derrame ¾ de xícara de bicarbonato de sódio do ralo seguida de meia xícara de vinagre. Lembre-se de tampar o ralo imediatamente com um pano, pois a reação dessas duas substâncias produz uma efervescência.  Deixe a solução agir por 30 minutos e então jogue água fervente.

Pia

Misture duas xícaras de bicarbonato de sódio, meia xícara de sabão caseiro, uma xícara de água e meia xícara de vinagre e aplique na pia. Para polir as torneiras, use uma solução com partes iguais de bicarbonato de sódio e vinagre, enxaguando em seguida.

Espelhos

Use um pano sem fiapos e água quente. Se tiver muitas manchas de pasta de dente, use uma solução com partes iguais de vinagre e água. Espirre sobre a superfície e depois seque com um pano. Essa mistura também pode ser usada para limpar janelas e qualquer superfície de vidro.

Chão

Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio  e um pouco de suco de limão a um balde de água quente. Se o chão do seu banheiro for pequeno, você pode usar aquela mesma solução de limpar pias. Outra opção é utilizar meia xícara de sal dissolvido em um balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e, depois, enxágue normalmente. E não se esqueça de nunca deixar o tapete molhado dando sopa no chão, tente pendurá-lo no box para que possa secar mais rapidamente. Para mantê-lo livre de odores, espalhe um bocado de bicarbonato de sódio e, então, passe o aspirador de pó sobre sua superfície. Assim você poderá usar o mesmo tapete por mais tempo.

Por fim, para deixar um cheirinho bom no ar, borrife uma solução de cravos-da-índia no ambiente. É só misturar álcool a um punhado de cravos. Mas, antes de utilizar, é preciso deixar essa mistura descansar por alguns dias. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.

 

Veja também:

Ecofaxina II: como limpar sua cozinha sem produtos químicos

Ecofaxina III: tirando manchas sem usar produtos químicos

Ecofaxina IV: Faça você mesmo produtos de limpeza ecológicos

 

 

Via: Inhabitat



Tags: ,

27 respostas para “Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos”

  1. Regina disse:

    Estou acessando o Site pela primeira vez, fiquei encantada com a matéria postada sobre Ecofaxina. Sugiro se possível postarem informações/sugestões sobre: Como eliminar traças(nos quada-roupas, paredes, etc).

  2. Gostei muito dessa matéria, vou salvar nos favoritos =D

  3. Nicinha disse:

    A mistura de açúcar com vinagre também substitui o ácido muriatíco. Fizemos esta experiência num vaso sanitario entupido na praia e funcionou perfeitamente.
    Obrigada Luana, pelas dicas postadas.

  4. Maria Eduarda disse:

    eu tenho 9 anos e estou pesquisando sobre o meio ambiente para realizar uma tarefa e adorei a matéria sobre a ecofaxina muito criativo!!!!

  5. amanda disse:

    adoreii essa maneiraa de limpar banheiros, costumo se rigorosa com limpeza e realmente o resultado e super bomm!

  6. Silvya disse:

    Muito bacana essa matéria. .Até mais!!

  7. Luana Caires disse:

    Oi, Marcelo. Obrigada pela visita. Fique de olho aqui no ((o))ecocidades. Em breve publicaremos mais dicas desse tipo.

  8. [...] Veja também: Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  9. Jucelino José disse:

    EU QUERIA SABER SOBRE O VINAGRE, POR QUÊ ELE É TÃO PODEROSO NA LIMPEZA E É DESPRESADO NAS SALADAS?

  10. Michele Frantz disse:

    Adorei a matéria, parabéns. Gostaria de saber se tem alguma ecodica pra tirar manchas de roupas, tipo mancha de terra do biquini, ferrugem etc. Obrigada!

  11. [...] – Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  12. [...] Veja também: Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  13. Tainá Barreto disse:

    Oi Luana, gostaria de fazer uma proposta de parceria com você.
    Podemos conversar melhor? Me mande um e-mail no taina_ba@hotmail.com
    Aguardo!
    Att. Tainá Barreto
    ECOLOGIC REVISTA

  14. Kerlly disse:

    Muito boa essas dicas.Além de econômicas,preservam mais o meio ambiente e também à nossa saúde,deixando de inalar aqueles produtos químicos.Valeu!!!;)

  15. Maria Teresa Dutra disse:

    Tentei acessar os outros três links mas entra em outras páginas. Vocês poderiam verificar? Gostaria de ver do que se trata.
    Esse artigo é ótimo.

  16. [...] – Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  17. [...] – Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  18. [...] – Ecofaxina: como limpar seu banheiro sem produtos químicos [...]

  19. glenda romano disse:

    Excelente matéria. Nao consegui a receita do sabãp caseiro porque o blog está fora do ar. Podem me enviar por gentileza. Grata. Glenda

  20. ROSE disse:

    MUITO BOAS DICAS VOU EXPERIMENTAR

  21. cristina disse:

    parabens!

  22. jaqueline mamoré disse:

    oi quero saber como faço para retirar do rejunte preto aquela mancha branca , meu banheiro está novinho com pouco uso e ja apareceu essas manchas

  23. silvia gandolfi disse:

    Se a mistura de cravos com alcool, ao borrifar, manchou as paredes, como faço para tirar as manchas?

  24. Roseli disse:

    Muito bom. Gostei imenso destas dicas…É barato e não agride o meio ambiente,sem contar q antes eu sofria muto com dor de cabeça ao limpar a casa com os químicos. Obrigada pelas dicas ;)

Deixe uma resposta

*